Encontros de negócios irão movimentar Expo Indústria
A edição 2025 da Expo Indústria Maranhão promete movimentar a economia estadual com uma programação voltada para geração de negócios, networking, capacitação e promoção de marcas. O evento, que será realizado de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), é organizado pelo Sistema FIEMA (CIEMA, SESI, SENAI, IEL e Federação), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sebrae/MA e o Governo do Estado. A expectativa é de um público de 50 mil visitantes e movimentação de aproximadamente R$ 320 milhões em negócios.
Um dos destaques da feira é o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF Maranhão), que terá participação ativa com encontros de negócios e um estande próprio, promovendo a integração entre empresas compradoras e fornecedores locais. O programa é coordenado pela FIEMA e tem como missão impulsionar a economia regional por meio do fortalecimento da cadeia produtiva local.
“O PDF tem um papel essencial no estímulo à economia maranhense, promovendo a competitividade das empresas locais e gerando oportunidades reais de negócios”, destaca Edilson Baldez, presidente da FIEMA. “Estamos celebrando 10 anos da Expo Indústria, um evento que tem sido fundamental para valorizar a força da indústria no estado, setor que hoje representa 15,1% do PIB maranhense.”
Segundo Camila Belo, coordenadora do PDF, o programa oferece suporte completo às empresas cadastradas, com foco em consultorias, capacitações, certificações e assessoria comercial. A meta é reduzir a dependência de produtos de fora do estado, fortalecendo a produção local.
Durante o evento, o PDF realizará o Encontro de Negócios no dia 2 de outubro, às 14h, reunindo empresas interessadas em ampliar sua rede de fornecedores no Maranhão. Já no dia 3, em parceria com o Sebrae, o foco será o setor de Alimentos e Bebidas, com rodadas de negociação entre indústrias e empreendedores do ramo.
Na edição anterior da feira, 125 empresas locais participaram das rodadas de negócios organizadas pelo programa. Neste ano, o estande do PDF contará com a presença da Solar Coca-Cola (empresa mantenedora) e 40 empresas apoiadoras — um crescimento em relação às 32 que participaram em 2023.
Outro ponto alto da programação será a Rodada de Negócios Internacionais – Maranhão for Business, nos dias 2 e 3 de outubro. Realizada pelo Centro Internacional de Negócios do Maranhão (CIN-FIEMA), a atividade permitirá que empresas maranhenses apresentem seus produtos a compradores de diversos países, por meio de reuniões online. Na edição passada, empresários da Nigéria, Estados Unidos, Coreia do Sul, Itália, Austrália, Uruguai, Egito e outros países participaram das negociações.
Criado em 1999, o PDF Maranhão nasceu com 78 empresas cadastradas e hoje reúne mais de 3.700 fornecedores no seu portal. A iniciativa é resultado da articulação entre o setor público e a iniciativa privada, com apoio contínuo de empresas mantenedoras como Alumar, EMAP, Eneva, Equatorial Energia, Solar BR e Vale. A Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC) também integra o esforço institucional do programa.
A Expo Indústria Maranhão 2025 conta com grandes patrocinadores. Na Cota Ouro, estão: Grupo Equatorial, Alumar, PDF Maranhão, Prefeitura de São Luís e Vale. Já na Cota Prata, participam AVB, Cimento Bravo, Eneva, Suzano, Inpasa, VLI, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, Caixa e Apex Brasil (via Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
A programação cultural inclui shows com Maurício Manieri, Tiago Iorc e a banda Biquini, além de palestras magnas com Samy Dana, Ricardo Wagner e Juan Boeira.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento no site http://www.expoindustriama.com.br.
💬 Comentários (0)