Projeto revolucionário chega em Itapecuru e cidades vizinhas em parceria com empresa Chinesa

Projeto revolucionário chega em Itapecuru e cidades vizinhas em parceria com empresa Chinesa

Por Adilson Sousa

 

Pela primeira vez a cidade centenária de Itapecuru Mirim e municípios vizinhos, terá um empreendimento em parceria com empresa Chinesa.

Considerado uma grande oportunidade social, e econômica na região, a ideia inovadora é da vereadora de primeiro mandato, professora Cláudia.

(Foto: Reprodução)

Segundo a parlamentar, a proposta deverá alavancar o empreendedorismo direto e indireto na cidade e região, com a geração de emprego e renda, com foco na valorização das comunidades rurais através da agricultura familiar.

Ela explica que a cidade é centenária e nunca teve uma atividade dessa magnitude no campo intencional, através da CONFAF( confederação nacional da agricultura familiar).

“Conheço a senhora Sandra Aguiar é natural de Itapecuru Mirim, a nossa amizade já vem de longas datas, ela estar presidente da CONFAF. E com o proposito de ver minha cidade inserido no processo do desenvolvimento local e sustentável, eu a procurarei a confederação, para juntas fazermos um projeto visando a geração de empregos e renda, de acordo com a realidade da nossa cidade e região. E como a instituição vem atuando realizado esse trabalho de aproximar parcerias fora do Estado ou até mesmo fora do país, iniciamos tratativas para podermos desenvolver uma atividade em Itapecuru.ela aprovou minha ideia, e hoje estamos com grandes parceiros para esse e outros projetos que ainda virão”, comentou a vereadora.

Nossa reportagem conversou com a presidente da CONFAF, Sandra Aguiar, que explicou que a parceria vai permitir um grande desenvolvimento econômico sustentável na região.

“Na verdade eu como presidente, sempre aproximamos entidades internacionais com foco na produção local, como já atuamos nos estados do norte e nordeste, chegou a vez maranhão, principalmente iniciando pela minha terra Natal Itapecuru Mirim. A ideia é promissora e melhor de tudo, foi que os chineses estão interessados, oferecemos, a implantação do projeto em assentamentos e comunidades rurais, com não só esse seguimento do frango, produto altamente requisitado lá na China”.

Diante da oferta diferenciada na produção que envolve a agricultura familiar, despertou mais ainda os compradores. “Nós iremos montar estrutura e produzir alimentos para ser exportado, uma compra direta garantida”.

Ainda segundo acordo com a vereadora Cláudia o município de itapecuru mirim, com seus 155 anos de existência representa parte do desenvolvimento econômico no estado do Maranhão. E como vem crescendo de forma muito rápida, a cidade precisa ser competitiva com projetos inovadores.

A coletividade é essencial, estamos trabalhando com o mesmo propósito, o nosso objetivo é promover o desenvolvimento econômico, com a geração de empregos e renda para a cidade de Itapecuru Mirim e região.

Segundo a representante da empresa chinesa, Kichein que pretende investir mais de cem milhões de reais no empreendimento local, e região. Toda produção será absorvida pela empresa chinesa, com a estimativa da produção de 1 milhão de frango por mês.

A população da China é hoje um da maiores consumidora de frango. De acordo com o investimento inicial será construído galpões aviários nos quatro municípios e absorver mão de obra local.

Outro ponto de acordo com o projeto é ofertar qualificação aos envolvidos na produção.

A presidente da CONFAF, aprovou para informar que conforme o cronograma está previsto para junho de 2026 o início da operacionalização de criação e abate e fábrica de ração, também já existem outras iniciativas sendo tratadas com governança da China para executar atividades no Maranhão, entre elas na cadeia produtiva do babaçu.

Em tempo

Está agendado para 18 outubro deste ano uma viajem da comitiva brasileira, CONFAF, entre eles a vereadora Cláudia para a cidade Chengdu na China, como parte da formalizacao do contrato no projeto.

Teresa Cristina

Teresa Cristina

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.