Gol e Azul encerram negociações

Gol e Azul encerram negociações

O Grupo Abra, controlador da Gol Linhas Aéreas, comunicou à Azul o encerramento das tratativas que buscavam uma fusão entre as duas companhias aéreas. A decisão também determinou o fim do codeshare firmado em maio de 2024, que permitia a venda conjunta de bilhetes, integração de malhas e compartilhamento dos programas de fidelidade.

Segundo a Gol, o processo não evoluiu desde a assinatura do Memorando de Entendimentos em janeiro de 2025. A companhia destacou que o cenário do setor mudou, especialmente após o pré-arquivamento do processo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Embora tenha decidido interromper as negociações, o Grupo Abra declarou que ainda considera estratégica a possibilidade de união entre as empresas e não descarta uma retomada futura, caso haja interesse dos envolvidos.

O Ministério de Portos e Aeroportos avaliou o anúncio ressaltando o crescimento do setor aéreo brasileiro, impulsionado pela maior procura por voos nacionais e internacionais. A pasta afirmou que o mercado segue competitivo com a atuação de três grandes operadoras: Gol, Azul e Latam.

Durante a vigência do codeshare, bilhetes foram emitidos pelas duas empresas. A Gol informou que todos eles serão honrados e confirmou a continuidade da operação de 147 rotas domésticas e 42 internacionais.

No início de setembro, o Cade havia exigido a notificação formal do codeshare. A ausência desse procedimento levaria à suspensão automática do contrato, exceto para passagens já comercializadas. O órgão regulador reforçou que acordos dessa natureza não estão isentos de análise antitruste, já que podem gerar efeitos similares aos de uma fusão.

A Azul, por sua vez, declarou que mantém o foco no fortalecimento de sua estrutura de capital e também assegurou o cumprimento das passagens vendidas durante o período de vigência do acordo com a Gol.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.