Brasil tem nove azeites no ranking mundial

Brasil tem nove azeites no ranking mundial

Nove azeites produzidos no Brasil foram incluídos na lista dos melhores do mundo elaborada pelo guia italiano Flos Olei, que chega à sua terceira edição. A seleção é feita por uma equipe internacional de especialistas, responsável por avaliar e atribuir notas de até 100 pontos aos azeites extravirgens.

Entre os brasileiros, o destaque ficou com a Fazenda do Aceite Sabiá, localizada no Rio Grande do Sul, que conquistou 98 pontos, a maior pontuação do país. O estado gaúcho, aliás, domina a lista, com sete dos nove azeites nacionais entre os melhores. Os outros dois representantes são de Minas Gerais.

Reconhecido como o primeiro e único guia dedicado exclusivamente ao azeite extravirgem em nível global, o Flos Olei seleciona anualmente 500 fazendas de mais de 50 países, distribuídos em cinco continentes. A nova edição será lançada em dezembro e contará com versões bilíngues em italiano e inglês, italiano e chinês, e italiano e espanhol.

Os preços dos azeites brasileiros presentes no ranking variam de acordo com o tipo de blend e o tamanho da embalagem. O azeite Sabiá, da Fazenda do Aceite Sabiá, que recebeu a melhor avaliação, é vendido por R$ 125 a garrafa de 250 ml, feita com os blends Koroneiki e De Terroir. Já o BEM-TE-VI, que obteve a sexta melhor nota entre os nacionais, custa cerca de R$ 64,90 pela mesma quantidade.

A lista completa do Flos Olei, além de destacar os produtores, disponibiliza o acesso aos sites das marcas, onde é possível conhecer detalhes sobre cada azeite premiado e suas características sensoriais.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.