Vereadora propõe valorização do bairro da Liberdade
O bairro Liberdade, em São Luís, reconhecido como o maior quilombo urbano do Brasil, pode se tornar um polo cultural e histórico e ser incluído na Agenda Cultural do Município. O Projeto de Lei nº 430/25, da vereadora Concita Pinto (PSB), tramita na Câmara Municipal com o objetivo de transformar o território quilombola em referência cultural na capital maranhense.
A proposta prevê que as manifestações que promovem, preservam e difundem os saberes e tradições do bairro sejam incorporadas ao Calendário Oficial de Eventos Culturais e Turísticos de São Luís. Entre as práticas culturais contempladas estão o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula e de Mina, o Reggae, os blocos carnavalescos, as quadrilhas, a capoeira e celebrações religiosas de matriz africana.
A aplicação da futura lei ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e de órgãos competentes, que poderão oferecer incentivos em parceria com entidades da sociedade civil organizada.
A vereadora Concita Pinto ressalta que o projeto busca valorizar a importância cultural, histórica e social do Território Quilombola Liberdade, situado no coração de São Luís.
O Projeto de Lei nº 430/25 foi encaminhado às Comissões de Justiça e Cultura no último dia 10 de novembro. Ele aguarda parecer antes de retornar ao Plenário para apreciação dos vereadores.
💬 Comentários (0)