Ex-chefe da Receita Federal é demitido
O ex-chefe da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes foi demitido nesta segunda-feira (1º) pela Controladoria-Geral da União (CGU). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) após a conclusão de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
Gomes já havia sido alvo de processo semelhante enquanto atuava como secretário da Receita em 2022, e mensagens suas foram interceptadas pela Polícia Federal em 2024. As investigações apontam que ele teria tentado liberar joias sauditas apreendidas pela Receita no final do governo Bolsonaro.
Em 2024, Gomes foi indiciado por peculato, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa perante a administração fazendária.
O relatório final da comissão responsável pelo PAD aplicou a penalidade de demissão, citando infrações previstas nos artigos 116 e 117 da Lei nº 8.112/1990, que tratam de deveres funcionais e condutas incompatíveis com o serviço público. Além disso, ficou determinado que Gomes ficará impedido de ocupar cargo público federal pelos próximos cinco anos.
💬 Comentários (0)