Maranhão cria 2,4 mil empregos formais em novembro de 2025

Maranhão cria 2,4 mil empregos formais em novembro de 2025

O Maranhão encerrou o mês de novembro de 2025 com saldo positivo de 2.414 empregos formais, conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O resultado decorre de 21.754 admissões frente a 19.340 desligamentos.

As informações constam na Nota de Mercado de Trabalho Maranhense, elaborada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e lançada na última sexta-feira (9).

O material aponta que, na análise setorial, três segmentos apresentaram desempenho positivo na criação de vagas: o Comércio, que liderou o saldo de empregos, com 1.336 vínculos formais, seguido pelos Serviços, que registraram 1.228 novos postos, e pela Construção, com saldo de 269 vagas. Em contrapartida, a Indústria e a Agropecuária apresentaram retração, com perdas de 267 e 152 postos de trabalho, respectivamente.

No setor do Comércio, destacaram-se as atividades de Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios, responsável pela geração de 256 vínculos; Hipermercados, com 112 vagas; e Comércio Varejista de Combustíveis para Veículos Automotores, com saldo positivo de 92 empregos.

Já no setor de Serviços, a expansão do emprego foi impulsionada, principalmente, pelas atividades de Regulação das Atividades de Saúde, Educação, Serviços Culturais e Outros Serviços Sociais, que criaram 354 vagas, além das Atividades de Teleatendimento, com 132 novos vínculos. Na Construção, os principais destaques foram as áreas de Instalação e Manutenção Elétrica, com 159 postos gerados, e Construção de Estações e Redes de Distribuição de Energia Elétrica, com saldo de 73 vagas.

Para o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, os resultados refletem a trajetória positiva do mercado de trabalho maranhense. “O Maranhão continua avançando na geração de empregos. São onze meses seguidos de saldo positivo, puxados principalmente pelo Comércio, Serviços e Construção. No ano, já ultrapassamos a marca de 35 mil novos empregos formais”, destacou.

No acumulado do ano até novembro, o Maranhão contabilizou 35.868 admissões líquidas. Com esse resultado, o total de trabalhadores com carteira assinada no estado alcançou 694.643 pessoas.

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.