Novas regras da Uber afetam categorias premium
A Uber começou a aplicar, a partir deste ano, novos critérios para o cadastramento de veículos nas categorias Black e Comfort. As mudanças, anunciadas pela empresa em outubro do ano passado, envolvem exigências mais rígidas relacionadas ao ano de fabricação e aos modelos autorizados a operar nas modalidades premium da plataforma.
No caso do Uber Black, as regras ficaram mais restritivas, especialmente nas grandes capitais. O Volkswagen Virtus, por exemplo, só poderá atuar na categoria se tiver ano de fabricação a partir de 2025. Já modelos como Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City passam a ser aceitos apenas se forem fabricados a partir de 2023. Alguns veículos deixaram de ser permitidos de forma definitiva, entre eles o Renault Kardian, o Hyundai Kona Hybrid e o Peugeot E-2008. O Citroën Basalt, que havia sido retirado da lista antes da entrada em vigor das novas regras, foi mantido após reavaliação, mas poderá operar no Uber Black somente até 31 de dezembro de 2026.
Além das exigências sobre modelo e ano, a Uber determina que os veículos da categoria Black tenham ar-condicionado, quatro portas e estejam nas cores preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco. Para os motoristas, é obrigatório ter realizado mais de 100 viagens em outras categorias da plataforma, com exceção de Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi, além de manter nota média mínima de 4,85. Segundo a empresa, as alterações foram definidas com base em pesquisas com usuários e análises do mercado automotivo.
A categoria Uber Comfort também passou por ajustes em 2026. Alguns modelos foram excluídos, mas o Renault Logan, que havia sido retirado anteriormente, voltou a ser aceito após revisão e poderá operar na categoria até 6 de julho de 2026. Para atuar no Comfort, os veículos precisam contar com ar-condicionado e quatro portas, e os motoristas devem cumprir o requisito mínimo de 100 viagens em outras categorias. A avaliação mínima exigida varia conforme a cidade, sendo de 4,85 pontos em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, e de 4,80 pontos nas demais cidades do país.
As novas regras já estão em vigor e impactam diretamente os motoristas que atuam ou pretendem atuar nas categorias premium da Uber.
💬 Comentários (0)