Especialista alerta para golpes em aluguéis de casas no verão

Especialista alerta para golpes em aluguéis de casas no verão

Com a alta temporada, os golpes em aluguéis de casas de verão estão em alta. Perfis falsos, anúncios copiados e preços muito abaixo da média são algumas das armadilhas usadas por golpistas. O advogado Murilo Rebouças Aranha, especialista em Direito Médico e Empresarial, aponta uma das técnicas usadas para enganar as vítimas:

“Aquele anúncio, você acaba descobrindo que ele é falso. Ou seja, o dono daquele anúncio não é o proprietário da casa”.

Os golpes, geralmente, seguem um padrão: anúncios copiados de imóveis reais, preços muito abaixo da média, perfis recém-criados e insistência para pagamento via Pix. Murilo Aranha aponta os cuidados essenciais antes de fechar a reserva:

“Um contrato simples, que já proteja as pessoas, estabeleça quem é o locador, quem é o locatário, qual é o imóvel que está sendo alugado. Isso já ajuda bastante. Esse é o primeiro passo, que tem que vir com um segundo, que é pedir a matrícula do imóvel, identificar se quem está alugando realmente é o proprietário. Se não for o proprietário, tem que ter uma autorização do proprietário para estar alugando. Às vezes, é o caseiro, e está tudo bem. Às vezes, é o caseiro que organiza, ou é um terceiro, um administrador, mas tem que ter uma autorização.”

Para evitar esses golpes, o especialista aconselha usar apenas plataformas reconhecidas, manter toda a negociação dentro do site e pedir videochamada para ver o imóvel em tempo real. O advogado alerta que, ao perceber que caiu em um golpe, o recomendado é guardar todas as provas, registrar boletim de ocorrência e notificar a plataforma. Se não houver acordo, será preciso acionar a justiça.

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.