Empresa sul-coreana inicia investigação para apurar falhas em foguete no MA

Empresa sul-coreana inicia investigação para apurar falhas em foguete no MA

A empresa sul-coreana INNOSPACE anunciou que iniciou uma investigação conjunta com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos), nesta segunda-feira (26), para apurar as falhas no lançamento do lançamento comercial do HANBIT-Nano no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Em comunicado oficial emitido em 12 de janeiro, o Cenipa classificou o lançamento como um “incidente”, e não como um “acidente”. Antes do início da investigação, o órgão notificou formalmente a empresa de que o objetivo da apuração não é determinar responsabilidade legal, culpa ou obrigações jurídicas, mas identificar tecnicamente as causas e aprimorar a segurança e as taxas de sucesso de lançamentos futuros.

Em coordenação com a FAB (Força Aérea Brasileira), o processo será conduzido com base nas análises iniciais realizadas imediatamente após o lançamento. O processo envolve uma revisão dos dados de telemetria e rastreamento do voo, dos sistemas de solo e dos registros de lançamento e operações, para avaliar a sequência da operação e identificar as falhas.

O cronograma da próxima tentativa será definido com base nos resultados da investigação. Após a conclusão da investigação e a implementação das medidas corretivas, a empresa planeja prosseguir com a decolagem.

Em uma carta enviada aos acionistas da empresa, o CEO Kim Soo-Jong, detalhou o status e os objetivos da investigação. Ele destacou que, apesar da falha no lançamento em dezembro, “os dados de instrumentação coletados durante o voo e os dados de recepção em solo são ativos técnicos inestimáveis para a empresa”.

Ele também disse que é “difícil confirmar um cronograma de lançamento subsequente neste momento”, devido a necessidade de melhorias tecnológicas e da variação do tempo de análise da causa raiz do problema.

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.