VÍDEO: Projeto levará internet e telefonia a áreas sem sinal no Maranhão

VÍDEO: Projeto levará internet e telefonia a áreas sem sinal no Maranhão

O Ministério das Comunicações lançou, nessa terça-feira (27), o projeto Infovia Maranhão e o pacote Rota das Emoções, voltados à ampliação da conectividade e da telefonia móvel, especialmente em áreas rurais do estado. A solenidade ocorreu no Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença do ministro Frederico de Siqueira Filho e do governador Carlos Brandão.

Confira na reportagem em vídeo de Jauber Pereira:

Infovia Maranhão

O projeto prevê a implantação de redes de fibra óptica em 20 municípios, com investimento total de R$ 113,6 milhões e prazo de até 24 meses para implantação. A iniciativa integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento, no eixo de inclusão digital, e deve beneficiar cerca de 5 milhões de pessoas.

A execução será feita em parceria com a Telebrás, responsável também pela operação assistida e manutenção da rede. A infraestrutura conectará os municípios ao backbone nacional de telecomunicações.

Conectividade na Rota das Emoções

Outro eixo do pacote garante internet ao longo de 184 quilômetros da Rota das Emoções, entre São Luís e os Lençóis Maranhenses, passando por municípios como Santo Amaro, Barreirinhas e Tutóia. O investimento é de R$ 21,6 milhões, com impacto direto no turismo, na segurança viária e no acesso à comunicação.

Telefonia móvel em áreas rurais

O Maranhão também garantiu cobertura de telefonia móvel em 135 localidades rurais, distribuídas em 60 municípios, com atendimento majoritário da operadora Brisanet. A medida amplia o acesso a serviços essenciais e contribui para a inclusão digital em regiões historicamente desassistidas.

Segundo o governo, os projetos reforçam a conectividade como ferramenta estratégica para reduzir desigualdades, fortalecer o turismo e ampliar o acesso da população a serviços públicos como saúde, educação e segurança.

Teresa Cristina

Teresa Cristina

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.