Atualização tecnológica paralisa serviços do INSS

Atualização tecnológica paralisa serviços do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu temporariamente o atendimento presencial em agências de todo o país para realizar uma atualização abrangente em seus sistemas previdenciários. A interrupção também afeta os principais canais remotos de atendimento, como o aplicativo e o site Meu INSS, além da central telefônica 135.

A medida ocorre devido a um desligamento programado da infraestrutura tecnológica da Previdência Social. Durante o período, não é possível solicitar aposentadorias, auxílios, pensões, revisões ou consultar extratos e acompanhar processos administrativos.

As unidades da Previdência permanecem fechadas ao público durante os dias de paralisação. Atendimentos presenciais que já estavam agendados serão automaticamente remarcados pelo INSS, sem necessidade de nova solicitação pelos segurados.

Os sistemas digitais começaram a ser desativados na terça-feira (27) e a previsão é que o funcionamento seja retomado na manhã da próxima segunda-feira, 2 de fevereiro. O atendimento presencial está suspenso entre quarta (28) e sexta-feira (30).

Desde a segunda-feira (26), também estão indisponíveis os serviços relacionados ao crédito consignado, como novos contratos, portabilidade e desbloqueio de margem, que dependem da mesma base tecnológica em atualização.

A paralisação impacta segurados em geral, aposentados, pensionistas, beneficiários de programas assistenciais e profissionais como advogados, contadores e servidores públicos que utilizam os sistemas do INSS para consultas e requerimentos. Durante o período, não é possível protocolar novos pedidos nem acessar processos em andamento.

Apesar da suspensão dos atendimentos, o pagamento de benefícios segue normalmente, incluindo reajustes previstos. Na Justiça Federal, os prazos processuais envolvendo o INSS foram suspensos durante os dias de indisponibilidade, evitando prejuízos a ações em curso.

O INSS reforça o alerta para golpes e informa que não solicita dados pessoais por telefone, mensagens ou redes sociais. A expectativa é de que, após a retomada dos sistemas, haja aumento na demanda por atendimentos e solicitações represadas.

kleuberth Costa

kleuberth Costa

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.