Novo piso dos professores é publicado no DOU
O ministro da Educação, Camilo Santana, assinou a portaria que define o novo piso salarial nacional do magistério em R$ 5.130,63. O ato foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, dia 30.
O reajuste representa um aumento de 5,4% em relação ao valor anterior, que era de R$ 4.867,77. A base legal para a atualização do piso foi garantida por meio de medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 21 de janeiro.
O novo valor estabelece o salário mínimo para professores da educação básica da rede pública que cumprem jornada de 40 horas semanais, servindo como referência nacional para estados e municípios na definição das remunerações da categoria.
De acordo com o Ministério da Educação, o pagamento dos profissionais da educação básica é de responsabilidade das redes estaduais e municipais de ensino, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Quando necessário, a União realiza complementações financeiras por meio do Fundeb.
Com a atualização do piso, o governo federal reforça a política de valorização do magistério, considerada estratégica para a melhoria da qualidade da educação pública no país.
💬 Comentários (0)