Construção Civil deve crescer acima do PIB em 2026

Construção Civil deve crescer acima do PIB em 2026

O setor de Construção Civil projeta crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano, superando também o desempenho registrado em 2025, segundo estimativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgadas nesta quarta-feira (11). A previsão é de expansão de 2%, frente aos 1,6% do PIB nacional, impulsionada pela redução na taxa de juros, pelo programa Reforma Casa Brasil e pelo orçamento recorde de habitação financiado pelo FGTS, além dos investimentos em infraestrutura.

O programa Reforma Casa Brasil prevê investimentos de cerca de R$ 40 bilhões e ampliou o valor dos imóveis passíveis de financiamento, aumentando a disponibilidade de crédito para compra de materiais, pagamento de mão de obra e serviços técnicos, como projetos e acompanhamento de obras. Segundo a economista-chefe da CBIC, Ieda Vasconcelos, a expectativa é de incremento no crédito imobiliário, com impactos positivos para o setor.

Em 2025, a carga tributária elevada, a alta taxa de juros e o custo ou escassez de mão de obra qualificada foram apontados como principais desafios, mas os indicadores de emprego permaneceram positivos. Ao final do ano, o setor contava com 2,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada, aumento de 3,08% em relação a 2024, sendo a construção de edifícios o segmento com maior número de empregados. Entre os estados que mais geraram empregos estão Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, que lidera o ranking.

No segmento de infraestrutura, os investimentos alcançaram R$ 280 bilhões, cerca de 3% acima do registrado em 2024, predominando o setor privado, responsável por 84% do total, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB). O bom desempenho da construção civil é, portanto, sustentado tanto pelo mercado imobiliário quanto pelos investimentos em infraestrutura.

Adriana Nogueira

Adriana Nogueira

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.