“Jamaica Brasileira” estreia em Kingston no Reggae Month
O documentário “Jamaica Brasileira”, que retrata a história do reggae em São Luís do Maranhão, será exibido pela primeira vez na Jamaica durante o Reggae Month 2026. Gravado há 20 anos na capital maranhense — conhecida mundialmente como a “Jamaica Brasileira” —, o filme dirigido por Gleyser Penha Azevedo ganha projeção internacional em evento acadêmico-cultural na University of the West Indies, em Kingston.
A exibição integra a programação oficial Conexão Brasil–Jamaica, organizada pela Embaixada do Brasil em Kingston, e destaca as raízes históricas, sociais e musicais que conectam o Maranhão à cultura reggae jamaicana. Atualmente, o documentário passa por restauração audiovisual com uso de inteligência artificial, preservando sua identidade original, em comemoração aos 20 anos de sua produção.
O DJ e pesquisador Ademar Danilo, diretor do Museu do Reggae do Maranhão e personagem central da obra, acompanhará a exibição e conduzirá a narrativa simbólica que aproxima os dois territórios. Durante a viagem, terá início a gravação da segunda parte do documentário, que registra esse reencontro histórico e aprofunda a pesquisa sobre as conexões culturais entre Brasil e Jamaica, em parceria entre Captura Produções, D.one Produções e Ademar Danilo.
💬 Comentários (0)