Mais de mil bombeiros militares irão atuar no Carnaval do Maranhão 2026

Mais de mil bombeiros militares irão atuar no Carnaval do Maranhão 2026

Mais de mil bombeiros estarão diretamente envolvidos ao longo do período carnavalesco no Maranhão. A corporação atuará em frentes como salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar (APH), combate a incêndio, ações preventivas e apoio às demais forças de segurança. Além disso, os militares utilizarão drones para monitoramento aéreo de toda a orla marítima, ampliando a capacidade de resposta e a identificação rápida de situações de risco.

As equipes da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) realizaram vistorias, fiscalizações e verificações estruturais nos espaços que integram a programação oficial. Um dos pontos inspecionados foi o Circuito Vem Pro Mar, na avenida Litorânea. O objetivo é assegurar que palcos, arquibancadas, trios elétricos e demais instalações estejam em conformidade com as normas de segurança, prevenindo acidentes durante o evento.

O planejamento foi estruturado para que a população possa aproveitar a festa com tranquilidade, ressalta o comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto. “O Carnaval é a maior festividade do nosso calendário e todo o planejamento foi pensado para que o público aproveite com muita segurança. Nossos bombeiros estarão presentes em todos os circuitos oficiais, atuando de forma preventiva e prontos para qualquer eventualidade”, enfatizou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, que acompanhou o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Martins, na ação.

A vistoria também contou com a presença dos secretários de Estado Yuri Arruda (Cultura) e Socorro Araújo (Turismo); além dos comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Oficial e demais forças de segurança do Maranhão.

Aparato de segurança

O planejamento operacional alcança a capital e também municípios do interior do estado, garantindo proteção nos circuitos oficiais e nos bairros onde há programação carnavalesca. Em todo o Maranhão, são mais de oito mil agentes da Segurança mobilizados para o período. Somente em São Luís, o reforço operacional reúne cerca de quatro mil, entre bombeiros e policiais.

Videomonitoramento

Durante a vistoria, foi apresentada ainda a Central de Videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). O espaço conta com câmeras equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, recursos sonoros, drones e diversos equipamentos de alta tecnologia para ampliar a vigilância e garantir maior segurança aos foliões. O reforço inclui torres de observação, patrulhamento aéreo com drones e aeronaves do Centro Tático Aéreo.

Talliana Luz

Talliana Luz

💬 Comentários (0)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.